39 | Chukat, חקת | Nm 19:1 - 22:1 |
PARASHÁ CHUCÁT (Decreto)
39 - Porção da leitura de shabat – Números 19:1-22:1
As nossas atitudes mudam a resposta de Deus
Cada porção semanal nos apresenta uma reflexão que pode mudar a visão sobre determinada atitude do dia a dia. Está parashá ensina que o mandamento (chucá) é uma instrução que uma vez praticada nos conduz à vida digna e cheia de méritos.
Por mais que atualmente o homem tente se purificar, fica devendo esse mandamento da purificação, causada pelo contato com um morto, incluindo o tocar em uma sepultura, que para alguns é coisa normal, contudo é proibido. Por não existir, em nossos dias o Templo Sagrado (Beit Hamikdash), a água purificadora, obitída da cinsa da vaca vermelha, ainda não pode ser produzida.
A inexistência do Templo, nos faz pensar a impureza humana, a necessidade da teshuvá ou conversāo. Que o desejo da comunidade seja a reconstrução do templo em nossos dias!
A vida de Moshe rabenu (Moisés nosso mestre), faz refletir que as atitudes humana mudam a resposta de Deus.
A atitude de Moshe e Aharon, na forma de prover água para o povo, gerou uma mudança do plano Deus. Aharon, de imediato, foi solicitado a subir o monte e passar a função sacerdotal para o seu filho, pois não poderia continuar o ofício depois do episódio de não darem honras ao Eterno. Moshe, também, a partir do mesmo episódio, recebeu o veredito de que não entraria na terra de Canaã.
Todas as atitudes pessoais devem ser pesadas, pois Deus não muda a Sua palavra só porque a lei é interpretada de forma diferente, bem-intencionada ou não. Na semana passada abordamos sobre a interpretação o progressista. Não adianta querer enganar a si próprio para que a consciência fique tranquila, apresentar uma falsa narrativa ao povo.
O grande líder Moshe, ouviu de Deus, que não entrariam na terra prometida. Para o líder, pequenas coisas podem representar muito, pois o povo se espelha no mesmo e os erros podem se replicar de forma devastadora.
Está parashá Chucat, nos é apresentada como um mandamento que deve ser aceito sem discussão, exemplo: quando uma pessoa pura se torna impura ao purificar um impuro, não existe uma explicação definitiva. Este é um mandado do Eterno, não cabe dizer que pelo fato de não entender então não faz. Afinal, já pronunciamos no Monte Sinai: “faremos tudo o que nos ordenares”.
Todavia, toda Torah escrita deve ser aceita sem discussão. Se o texto não é de fácil entendimento, que busque ajuda de alguém capaz de interpretar com racionalidade, sem intencionalidade de defender a vivência alheia, ao ego.
O conselho é: cumpra o seu dever porque é certo e não porque é fácil!
Matsliach - #Gusvix - 2022